logo higiclear distribuidora de desinfetantes

Como Escolher e Usar Desinfetantes?


Nesse post vamos colaborar com você, que acha que a escolha e o uso dos desinfetantes em nossos ambientes e coisa séria.

Primeiro vamos dar dicas de como selecionar o desinfetante mais adequado para sua casa, clínica, restaurante, empresa, condomínio entre outros ambientes.

Na sequência vamos falar sobre o correto método de uso dos desinfetantes.

Desinfetantes Como Escolher

Escolhendo para sua casa ou empresa um produto de Uso Geral

Sendo sua casa ou empresa como um escritório, condomínio, indústria, igreja, comercio, depósito entre outros, a seleção trona-se mais fácil.

Como são ambientes sem grande chance de transmissão durante os processos produtivos, podemos dar preferência ao uso de desinfetantes de uso geral.

Esse tipo de desinfetante tem a sua função "Desinfetante de Uso Geral" gravada em seu rótulo e deve ser notificado na Anvisa pelo fabricante de produtos de limpeza.

Certamente existe além desse critério, muitos outros que podem e devem nortear a sua escolha. No entanto esse é o mais básico e em caso de ausência, todo o resto fica prejudicado.

Outra dimensão que deve nortear sua empresa é a adesão dos profissionais que utilizarão o desinfetante.

Sendo assim devemos dar maior importância aos tipos de desinfetante que sejam fáceis de usar e de preparar.

A grande maioria é liquida, tem aromas variados e alguns possuem sistemas de diluição proporcionados pelos distribuidores de produtos de limpeza.

Escolhendo para sua empresa do Segmento de Saúde ou Alimentação

Agora digamos que sua empresa seja um restaurante, onde haja manipulação de alimentos, uma clínica, hospital ou ainda uma indústria de alimentos.

Nesse caso o nível de exigência aumenta muito e o correto é optar por tipos de desinfetantes específicos ao seu segmento.

No segmento da saúde devemos selecionar os desinfetantes hospitalares de superfícies fixas para uso nos sanitários, pisos, paredes, mobílias entre outras superfícies.

Esse tipo de desinfetante deve ter em seu rótulo tal nomenclatura "desinfetante hospitalar de superfície fixa" e deve ser registrado na Anvisa pela fábrica de produtos de limpeza.

Nesse órgão, o fabricante teve que comprovar a eliminação de no mínimo 3 microorganismos importantes.

Em outra esfera temos o tempo de ação do produto. Isso pode ser também um diferencial na escolha.

Enquanto a maioria dos produtos funciona em 10 minutos, temos inovações na área da saúde com ação em 1 minuto, como é o caso do Optigerm.

Já no caso de um local onde haja manipulação de alimentos a opção é por um desinfetante específico para esse fim, como um desinfetante de alimentos por exemplo.

Tal desinfetante tem o cloro como princípio ativo e deve ter uma água muito pura no seu processo de fabricação.

Desinfetantes Como usar

Usando em sua casa ou empresa um Desinfetante de Uso Geral

O correto aqui é seguir as orientações de uso do rótulo ou ficha técnica do desinfetante.

Como exemplo: digamos que a sua opção foi comprar um desinfetante de uso geral pronto uso. No rótulo haverá dados explícitos de que o produto deve ser usado puro para desinfecção.

A grande maioria dos produtos de desinfecção compradas em supermercados e atacados do tipo atacarejo devem ser usados sem diluição.

Para confirmar basta mesmo ler o rótulo.

O termo refere-se ao potencial hidrogeniônico de uma solução. Isso quer dizer que o pH é sobre a concentração de íons de hidrogênio (H+) em um composto. Além disso, de acordo com essa concentração, podemos saber trata-se de uma solução ácida, neutra ou alcalina, podendo variar para que serve o pH em diferentes situações.

“Importante é nunca misturar produtos ao seu desinfetante, certamente ele vai perder o poder de desinfecção”

Já se você escolheu um produto profissional de limpeza é mais provável que ele possa ser diluído.

O seu fornecedor de produtos de limpeza certamente lhe orientará corretamente. Além dele o rótulo também contém informações detalhadas se o seu desinfetante tem ação desinfetante, mesmo diluído.

Importante é seguir as orientações de uso e elas não param na diluição. O tempo de contato está sempre detalhado no rótulo e nas fichas técnicas dos produtos de limpeza profissionais.

A grande maioria tem o tempo de ação de 10 minutos e se você não seguir esse tempo, a potência do produto ficará reduzida.

Usando em sua Clínica, Hospital e setor de Alimentação

Nesses segmentos o uso correto dos desinfetantes é ainda mais importante do que em outros segmentos empresariais.

O motivo é o poder de ampliação que esses segmentos têm de contaminar centenas ou milhares de pessoas com poucos erros.

Sendo assim os profissionais que utilizam os produtos devem estar amparados por protocolos rígidos, desenvolvidos por setores competentes.

É o caso por exemplo do setor do segmento hospitalar Serviço de Controle de Infecções Hospitalares.

Outro setor responsável seria dos nutricionistas e Responsáveis Técnicos nas empresas de alimentação.

Os protocolos recomendam a ordem da execução da limpeza, a sua frequência, bem como as ferramentas a serem utilizadas e diluições adequadas dos desinfetantes.

Conclusão

Os microorganismos desenvolvem-se a uma grande velocidade e passam a não responder mais a uma série de medicamentos quando estão em nosso corpo.

Nosso país deve apoiar a ciência a fim de nos proteger desse risco iminente.

Como prevenção devemos tomar todas as medidas de limpeza e desinfecção nos ambientes.

Certamente as medidas colaboram com a redução da propagação das doenças.

Finalmente saiba que a Higiclear possui um departamento de consultoria, que apoia nossos clientes, no desenvolvimento dos protocolos a fim de garantir a perfeita prevenção das doenças nos ambientes empresariais.

Para sabre mais sobre Desinfetantes acesse esse link.